sábado, 31 de outubro de 2015

Património museológico ao abandono.

Mais informação AQUI.

Em 20 de agosto do corrente ano (através do Despacho Conjunto n.º 9.507-A/2015, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 162) o Museu Etnográfico de Vila Franca de Xira, inaugurado em 1973 pela Junta Distrital de Lisboa, herdado após o 25 de abril de 1974 pela Assembleia Distrital de Lisboa e gerido pelo Governo Civil de Lisboa de março de 1991 até novembro de 2011, data em que regressou à ADL, passou para a responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural na sequência da extinção dos Serviços de Cultura por aplicação da Lei n.º 36/2014, de 26 de junho.
Todavia, desde então e até ao presente, decorreram já setenta dias do mais absoluto e inexplicável silêncio por parte da DGPC (que nem ainda sequer se preocupou em tomar posse das chaves das instalações), situação que tem vindo a contribuir para o agravar dos problemas inerentes à conservação das peças museológicas cuja degradação se acelerou, quiçá de forma irreversível, em virtude de aquele equipamento se encontrar encerrado há vários meses sem qualquer manutenção, nomeadamente ao nível do indispensável arejamento e limpeza regular das instalações.
O que terá a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a dizer sobre o assunto?

1 comentário:

  1. Recebi hoje um ofício do Subdiretor-Geral da Direção-Geral do Património Cultural e um telefonema do Diretor do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação desta mesma entidade. Parece que, finalmente, irá haver uma "luz ao fundo do túnel" no que se refere ao destino deste importante espólio. Ainda assim, por enquanto, há que estar atentos. Ermelinda Toscano

    ResponderEliminar